
Clique nos links abaixo para acesso ao material.
O livro Matemática , Mídias Digitais e Didática - tripé para formação
do professor de Matemática
Organizadores: Maria Alice Gravina, Elisabete Búrigo, Marcus Basso e Vera Garcia Este livro discute possibilidades de inovações na matemática escolar e na formação continuada de professores, a partir da experiência desenvolvida no Curso de Especialização "Matemática, Mídias Digitais e Didática: tripé para formação do professor de Matemática", oferecido de 2009 a 2011, na modalidade a distância, pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB).
Organizadores: Maria Alice Gravina, Elisabete Búrigo, Marcus Basso e Vera Garcia Este livro discute possibilidades de inovações na matemática escolar e na formação continuada de professores, a partir da experiência desenvolvida no Curso de Especialização "Matemática, Mídias Digitais e Didática: tripé para formação do professor de Matemática", oferecido de 2009 a 2011, na modalidade a distância, pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB).
O livro Matemática na Escola - novos conteúdos , novas abordagens
Organizadores: Elisabete Búrigo, Maria Alice Gravina , Marcus Basso e Vera Garcia Este é um livro produzido para professores, por professores. Apresenta relatos e discussões sobre propostas de ensino experimentadas em salas de aula de matemática do ensino fundamental ou médio. Essas propostas têm origem em inquietações vivenciadas na prática docente dos autores, e foram construídas e sistematizadas como dissertações do Mestrado Profissionalizante em Ensino de Matemática do Instituto de Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), criado em 2005.
Organizadores: Elisabete Búrigo, Maria Alice Gravina , Marcus Basso e Vera Garcia Este é um livro produzido para professores, por professores. Apresenta relatos e discussões sobre propostas de ensino experimentadas em salas de aula de matemática do ensino fundamental ou médio. Essas propostas têm origem em inquietações vivenciadas na prática docente dos autores, e foram construídas e sistematizadas como dissertações do Mestrado Profissionalizante em Ensino de Matemática do Instituto de Matemática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), criado em 2005.
O livro Reflexão e Pesquisa na Formação de Professores de Matemática
Organizadores: Vera Garcia Elisabete Búrigo, Marcus Basso e Maria Alice Gravina Este livro traz parte da produção dos alunos-professores do Curso de Especialização em Matemática, Mídias Digitais e Didática, ofertado pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática da UFRGS. Nele são apresentados exemplos de diferentes caminhos trilhados como professores pesquisadores e reflexivos, com o uso e para o uso das tecnologias no ensino. Cada capítulo é um resumo de um Trabalho de Conclusão, elaborado pelos alunos/professores do Curso, em conjunto com seu orientador. Os autores são professores que atuam em diferentes escolas e municípios do Estado do Rio Grande do Sul e relatam suas investigações e experiências de ensino.
Organizadores: Vera Garcia Elisabete Búrigo, Marcus Basso e Maria Alice Gravina Este livro traz parte da produção dos alunos-professores do Curso de Especialização em Matemática, Mídias Digitais e Didática, ofertado pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática da UFRGS. Nele são apresentados exemplos de diferentes caminhos trilhados como professores pesquisadores e reflexivos, com o uso e para o uso das tecnologias no ensino. Cada capítulo é um resumo de um Trabalho de Conclusão, elaborado pelos alunos/professores do Curso, em conjunto com seu orientador. Os autores são professores que atuam em diferentes escolas e municípios do Estado do Rio Grande do Sul e relatam suas investigações e experiências de ensino.
Nos Anais do ESUD 2009 - VI Congresso Brasileiro de Ensino
Superior a Distância, está publicado o artigo "O
processo de construção de uma arquitetura pedagógica para curso na modalidade
Ead para formação continuada de professores de Matemática", de autoria
dos Professores Maria Alice Gravina, Elisabete Búrigo, Vera Clotilde Garcia e
Marcus Vinicius Basso.
O Portal
de acesso livre da CAPES - Portal de Periódicos disponibiliza periódicos
com textos completos, bases de dados referenciais com resumos, patentes, teses
e dissertações, estatísticas e outras publicações de acesso gratuito na
Internet.
O Portal
do Domínio Público promove o amplo acesso às obras literárias, artísticas e
científicas (na forma de textos, sons, imagens e vídeos), que tenham a sua
divulgação devidamente autorizada, que constituem o patrimônio cultural brasileiro
e universal.
O RIVED é um programa da Secretaria de Educação a Distância -
SEED, que tem por objetivo a produção de conteúdos pedagógicos digitais, na
forma de objetos de aprendizagem. Tais conteúdos primam por estimular o
raciocínio e o pensamento crítico dos estudantes, associando o potencial da
informática às novas abordagens pedagógicas. A meta que se pretende atingir
disponibilizando esses conteúdos digitais é melhorar a aprendizagem das
disciplinas da educação básica e a formação cidadã do aluno. Além de promover a
produção e publicar na web os conteúdos digitais para acesso gratuito, o RIVED
realiza capacitações sobre a metodologia para produzir e utilizar os objetos de
aprendizagem nas instituições de ensino superior e na rede pública de ensino.
O LUME -
Repositório Digital da Universidade Federal do Rio Grande do Sul é o portal
de acesso às coleções digitais de documentos gerados no âmbito da Universidade
e de outros documentos que, por sua área de abrangência e/o pelo seu caráter
histórico, é de interesse da Instituição centralizar sua preservação e difusão.
O site Algebra & Geometria tem como um dos
objetivos apresentar um material que auxilia no processo de ensino-aprendizagem
dos alunos do Ensino Fundamental integrando Algebra e Geometria. Inclui
softwares para serem utilizados em sala de aula, atividades que podem servir
como ponto de partida para trabalho destes softwares em sala de aula, videos e
links que contribuam para a formação de professores e alunos.
O site Educação Matemática e Tecnologia Informática tem como um dos objetivos a apresentação de material que trate do potencial da
tecnologia informática no âmbito da educação matemática escolar. Inclui
softwares para serem utilizados em sala de aula, atividades que podem servir
como ponto de partida para trabalho destes softwares em sala de aula, artigos e
links que contribuam para a formação de professores e alunos.
O site Números Complexos tem como um dos
objetivos apresentar um material que auxilia no processo de ensino-aprendizagem
dos Números Complexos no ambito escolar. Inclui softwares para serem utilizados
em sala de aula, atividades que podem servir como ponto de partida para
trabalho destes softwares em sala de aula, videos e links que contribuam para a
formação de professores e alunos.
A Revista do
Professor de Matemática (RPM) é uma publicação da Sociedade Brasileira de
Matemática que, com o apoio da USP - Universidade de São Paulo, vem sendo
distribuída ininterruptamente desde 1982. A RPM como seu próprio nome diz, é
uma publicação destinada àqueles que ensinam Matemática, sobretudo nas séries
finais do ensino fundamental e no ensino médio. A revista publica artigos de
matéria de nível elementar ou avançado, que seja acessível ao professor do
ensino médio e a alunos de cursos de Licenciatura em Matemática. Uma experiência
interessante em sala de aula, um problema que suscita uma questão pouco
conhecida, uma história que mereça ser contada ou até uma nova abordagem de um
assunto conhecido.
As Publicações do Ministério da Educação constituem uma rica
fonte de pesquisa para o professor de Ensino Fundamental e Ensino Médio. Uma que merece destaque é a Coleção Explorando o Ensino, que apresenta artigos sobre
vários temas das disciplinas de Matemática, Química, Biologia, Física e
Geografia. Os volumes de Matemática abordam conteúdos curriculares da quinta à
oitava série do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.
A Revista
Novas Tecnologias na Educação - RENOTE é produzida pelo Centro
Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) da UFRGS.
A SeedNet
é a Revista Eletrônica da Secretaria de Educação a Distância/MEC. Em especial,
no stor de 'Artigos', encontra-se diversos textos sobre EAD e os Ambientes
Visuais.
Fonte:
Nenhum comentário:
Postar um comentário