A Escola Estadual José Pansera, do município de Pinto Bandeira, é uma das mais de dez bibliotecas informatizadas na Região da 16ª Coordenadoria de Educação com o programa Biblivre.
![]() |
Neste ano, Claudia e Sônia dão continuidade à informatização. |
A Biblioteca que leva o nome do poeta Carlos Drummond de Andrade está desde o final de 2016 em processo de modernização.
Entre as ações, estão a seleção do acervo que permanecerá à disposição, a catalogação e informatização do controle de circulação do livros. Ação esta que tem apoio do Núcleo de Tecnologia Educacional - NTE com a implantação de um software livre.
Para que o projeto desse certo foi fundamental a ação de todo o grupo de educadoras da escola, entre elas a Supervisora Luciane Rigo e as educadoras Claudia Ana Reczko e Sônia Maria Alves Martins, que formam a atual equipe do projeto que começou no ano passado com outras profissionais que participaram da "Oficina Biblivre 2016" no NTE.
![]() |
Acervo da Biblioteca conta com cerca de dois mil exemplares |
![]() |
Todo processo é gerenciado por apenas um computador |
Na foto ao lado, as duas educadoras, que são as atuais responsáveis pela biblioteca: Claudia e Sônia. Elas executam as ações de catalogação e digitação dos dados do acervo.
De acordo com Claudia, se tudo correr como o planejado, o acervo de cerca de dois mil exemplares deverá começar a circular por meio do Biblivre ainda esse ano. "Acreditamos ser possível que no próximo semestre possamos realizar as primeiras retiradas de livro pelo programa", conta Claudia.
A mobilização da equipe não é o único exito das gestoras da Escola, ações como a compra de equipamentos e suprimentos foram fundamentais para que o projeto desse certo. A diretora Beatriz Sganzerla, não poupou esforços ao adotar o projeto. Como meta inicial, tratou de providenciar alguns equipamentos para montar uma a infraestrutura básica: impressoras, computador e leitor óptico. Como havia realizado a formação em Oficina na 16ª CRE, contou com as orientações de quais equipamentos adquirir e como instala-los. Esse suporte ficou por conta da equipe do NTE-Bento com assessoria no local do professor Marcos Azambuja.
![]() |
Em 2017, o Biblivre atingiu a marca de 15 mil bibliotecas informatizadas. |
Equipe atualmente envolvida no projeto da Escola José Pansera:
Beatriz Sganzerla - Escola
Claudia Ana Reczko - Escola
Luciane Rigo - Escola
Marcos Azambuja - NTE
Sônia Maria Alves Martins - Escola
Sobre o Biblivre
O programa Biblioteca Livre (BIBLIVRE) é um aplicativo que permite a inclusão digital do cidadão na sociedade da informação. Trata-se de um software para catalogação e a difusão de acervos de bibliotecas públicas e privadas, de variados portes. Além disso, qualquer pessoa pode compartilhar no sistema seus próprios textos, músicas, imagens e filmes.
Para as escolas que queiram ter sua biblioteca informatizada podem baixar a versão V do programa gratiutamente aqui: <www.biblivre.org.br>. Ou se a sua escola está na região da 16ª CRE é possível solicitar auxilio no NTE: 54 34518994, falar com Marcos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário