terça-feira, 31 de maio de 2016

MÍDIAS NA EDUCAÇÃO: ALUNOS DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA DONA ISABEL FAZEM VÍDEO PARA DISPUTAR PREMIAÇÃO NACIONAL

PACTO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA CONTRA O ZIKA



“A atual proliferação do mosquito Aedes aegypti e o risco das doenças transmitidas por esse vetor (a dengue, a febre Chikungunya e o Zika) evidenciam um cenário sensível para a saúde pública brasileira.” 


 Engajados nessa campanha e com o lema “Pesquisar e conhecer para combater o Aedes Aegypti” uma representação de alunos do Colégio Estadual Dona Isabel, do município de Bento Gonçalves, participam do concurso Zika Zero.



Promovido pelo Ministério da Educação o concurso deverá premiar produções audiovisuais de alunos desde a educação básica até o ensino superior. Participaram da produção os alunos da Turma MB3 de 2º ano do ensino médio politécnico. O curta deveria ter até 90 segundos e tratar de uma campanha permanente na escola. Sendo assim, a temática foi abordada no formato jornalístico, apresentando o assunto como uma preocupação de todos.

A tarefa considerava que após pesquisarem sobre o assunto os alunos deveriam desenvolver uma campanha para conscientização da comunidade escolar em relação à proliferação do mosquito, apontado como principal vetor (transmissor) do Zika Vìrus.

Todo o processo que envolveu a realização do vídeo está marcado por um objetivo específico que é contemplar o protagonismo juvenil,  dando oportunidade ao aluno de desenvolver o seu potencial criativo e, juntamente com seus colegas e o professor orientador, estabelecer uma parceria colaborativa.

Atividades colaborativas, como essa, são extremamente importantes no contexto educacional, pois reestruturam as relações sociais e os papéis dos sujeitos no processo educativo, pois os alunos passam a se sentirem responsáveis pela organização do trabalho, buscam fontes alternativas para resolver problemas e têm o foco nas contribuições dos demais integrantes do grupo. O professor, por sua vez, é elemento chave na concepção e planejamento das atividades que serão desenvolvidas, pois antes e durante o seu desenvolvimento passa as coordenadas aos alunos, explicitando os objetivos, definindo programas e/ou softwares que serão utilizados. Contudo, cabe ao grupo definir a sua trajetória.

FERRAMENTAS USADAS NA PRODUÇÃO DO VÍDEO E PROCESSO DE PESQUISA

       
Como recurso educacional, o audiovisual é sem dúvida uma forma interessante de abordagem dos mais diversos assuntos. Além da rápida assimilação dos conteúdos, a realização do vídeo é um ótimo exercício de pesquisa que instiga os alunos na construção de conhecimento. 

Para realização do vídeo foi necessário que os alunos pesquisassem sobre a epidemia. Ao acessarem o site http://zikazero.mec.gov.br/ encontravam alguns materiais sobre eliminação de focos do mosquito. A partir disso, em sala de aula e no contra turno, com apoio do NTE-Bento, os alunos desenvolveram o argumento e fizeram o roteiro. Em especial, o roteiro foi construído com auxílio do googledoc (formato de edição coletiva de texto), disponível para todos que tenham uma conta no GDrive (Gmail ou no Google). Essa é uma plataforma de compartilhamento de ferramentas com ênfase em criações colaborativas. 

 

EDITOR ON-LINE DE VÍDEOS DO YOUTUBE

A captura e a finalização do vídeo ficaram a cargo do professor coordenador do projeto. Uma combinação de ferramentas de edição partindo do Kdenlive (software livre disponível para linux) e a utilização de uma potencialidade pouco conhecida no Youtube, foram usadas nesse processo em específico para a finalização que consiste na colocação de legendas, filtros e créditos. Disponível na internet o editor de vídeos do Youtube é uma forma interessante de editar e criar seus próprios vídeos. Para fazer uso dessa ferramenta é necessário uma conta ou um canal no Youtube e ter computador ligado à internet. Mais informações sobre essa ferramenta podem ser acessada neste link (Tutorial de edição de Vídeos no Youtube (https://www.youtube.com/watch?v=E3_9ZSg17UE)

REALIZAÇÃO

Colégio Estadual Dona Isabel - Bento Gonçalves-RS
Alunos da Turma MB3 - 2º ano do Ensino Médio Politécnico 
Professor orientador: Marcos - Sociologia
Diretora: Silvania Luiza Chiarello

INFORMAÇÕES TÉCNICAS

Elenco e produção: Alex, Everton, Gabriela, Gustavo, Hellisson, Laura, Larissa;
Roteiro, argumento, figurimo e cenário: criação coletiva dos alunos da Turma MB3;
Montado com ajuda do sofware livre Kdenlive;
Criado com o Editor de vídeos on-line do YouTube;
Música: som ambiente e disponível no próprio editor de vídeos o Youtube;
Filtro que simula efeito 8 mm disponível no Youtube.

Confira o Making off:
















         

quinta-feira, 12 de maio de 2016

Oficina Computador Interativo: possibilidades de uso


O computador interativo é dispositivo portátil, possuindo uma alça integrada que facilita seu transporte para as salas de aula. O equipamento contém portas USB, porta para internet a cabo, conexão wireless, unidade leitora de DVD, um projetor multimídia e um compartimento para organizar o teclado, o mouse e os componentes para a lousa eletrônica.

Trata-se de um equipamento tecnológico articulado à oferta de conteúdos e recursos multimídia e digitais, ofertado e distribuído às escolas públicas pelo Ministério da Educação através do FNDE Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, tendo sido concebido e desenvolvido pelas universidades  federais  de Santa  Catarina e  de Pernambuco.

O computador interativo com lousa digital possui como sistema operacional  o Ubuntu, um sistema de código aberto, desenvolvido pela comunidade de software livre, baseado em Linux. Trata-se de um sistema operacional gratuito que pode ser utilizado tanto em notebooks, quanto em desktops e servidores, que contém aplicativos como um navegador web, programas de apresentação, edição de texto, planilha eletrônica, entre outros.





Faz parte do computador interativo:








Funções Externas:




Neste ano de 2016, dez escolas localizadas na área de abrangência da 16ª CRE receberam o equipamento. São elas:
1. EEEF Angelo Salton - Bento Gonçalves;
2. EEEF São Pedro - Bento Gonçalves;
3. EEEF São Valentim - Bento Gonçalves;
4. EEEM Marcleino Champagnat - Boa Vista do Sul;
5. EEEF Antonio Adriano Guerra - Carlos Barbosa;
6. EEEF Armando Peterlongo - Garibaldi;
7. EEEF São Marcos - Garibaldi;
8. EEEF Minérios - Parai;
9. EEEF Nossa Senhora do Bom Conselho - Parai;
10. EEEF Don Matheus Pasquali - Veranópolis.
 
Com o objetivo de instrumentalizar os educadores para a utilização do computador interativo, lousa digital e projetor e apresentar possibilidades de atividades educativas interativas foi propiciada uma capacitação para os professores lotados nas escolas que receberam o equipamento. A mesma ocorreu no dia 03 de maio/2016, no Laboratório de Informática do NTE-Bento.

Na oportunidade os professores e alguns alunos que também participaram da capacitação puderam experienciar o uso, em especial, das possibilidades da lousa digital. Colocamos à disposição das escolas um tutorial para ser confeccionado para dar suporte ao receptor Station, conforme o vídeo abaixo ou acessando através do link: