quinta-feira, 8 de junho de 2017

Projeto Diário On-Line Com o Planilhas do Google

A Equipe do NTE de Bento Gonçalves está com mais uma novidade entre seus projetos. Trata-se do uso da ferramenta Planilhas do Google Drive para gestão do Diário de Classe. Serviço que foi implantado em algumas escolas da 16ª CRE. As pesquisas para esse projeto iniciaram de forma autônoma pelo professor Marcos Azambuja (formador do NTE-Bento), responsável pelo desenvolvimento, implantação e assessoramento às escolas que aderiram ao projeto. 

Atualmente, vemos muitas novidades no campo da informática e que podem se transformar em importantes aliadas na educação. Este é o caso das ferramentas disponíveis no Google Drive, ou simplesmente GDrive. 
       

Página do Diário On-line configurada com as informações da escola 

Similar ao diário convencional, o diário online propicia um amplo controle em apenas uma folha. 







A necessidade de revisão de práticas e a busca por uma melhor performance das rotinas nas escolas foi o que motivou, no ano de 2016, o início de testes em conjunto com colegas do Colégio Dona Isabel e do Instituto Cecília Meireles, locais onde foram realizados o acompanhamento de um projeto piloto com duas plataformas: o OneDrive e o Google Drive, serviços respectivamente da Microsoft e da Google.

O atendimento aos objetivos destacados abaixo foi o que levou à opção pelo uso do Planilhas do Google, muito famosa para usuário dos aplicativos em nuvem. A gama de ferramentas virtuais do Google englobam um bom número de serviços "gratuitos", ou seja, que estão disponíveis para todos sem necessidade de desembolsar qualquer valor para o uso, bastando apenas ter uma conta de e-mail do Gmail. Além disso é, entre as plataformas gratuitas, a com a maior capacidade de armazenamento, são 15 Gigas para todos os usuários.     


Destacamos alguns objetivos do projeto:

- A redução do emprego de papel nas rotinas da escola;
- Efetivo controle e acesso à informações;
- Maior circulação de informação em menor tempo;
- Incentivo ao ingresso do professor no mundo digital;
- Otimização do tempo de preenchimento do diário de 
   classe que pode ser aplicado no fazer pedagógico;
- Democratização das TICs;
- Redução de custos, entre outros.


Acesso aos diários utilizando o smartphone e ou o tablet




Para acessar por meio do smartphone é necessário que tenha instalado as ferramentas do Google Drive, em específico o Planilhas. O App é facilmente encontrado na internet na Play Story (App da loja ou local onde são disponibilizados a maioria dos App, aplicativos para Android). 
Outra facilidade para usar em um smartphone e/ou no tablet é que pode ser usado inclusive off-line, atualizando assim que acessar a internet. É indispensável que a conta  Gmail, na qual estão compartilhados os diários, esteja cadastrada no smartphone.




Vídeo no Youtube

Preparamos um vídeo no qual o professor Marcos mostra as funções básicas que o professor pode ter ao usar o planilhas. 


Clique no cento e assista o vídeo.


CRITÉRIOS BÁSICOS PARA ADESÃO AO PROJETO 

- Escola dever dispor de internet com velocidade que suporte esse sistema;
- Estar equipada com sinal wireless (internet sem fio) em todos os seus ambientes;
- Necessidade de cada professor dispor de um computador, notebook, smartphone ou tablet para operar o diário;
- Capacitação para os professores usar o diário de classe online;
- Disponibilidade da equipe do NTE.





Atenção!


Não temos qualquer ingerência sobre as políticas de uso de ferramentas do Google, sendo reservado à empresa qualquer alteração de procedimento sem aviso prévio. No entanto, por tradição observa-se que, há anos, os serviços estão passando por melhorias e continuam tendo oferta gratuita. Reforçamos que para adesão ao projeto depende do atendimento à alguns critérios de infraestrutura além dos elencados acima, e, principalmente da disponibilidade da Equipe do NTE que irá avaliar cada caso. Contato com Professor Marcos: 54 34518994. 


terça-feira, 2 de maio de 2017

Biblivre: José Pansera atualiza sistema da biblioteca

A Escola Estadual José Pansera, do município de Pinto Bandeira, é uma das mais de dez bibliotecas informatizadas na Região da 16ª Coordenadoria de Educação com o programa Biblivre.


Neste ano, Claudia e Sônia dão continuidade à informatização.
 
A Biblioteca que leva o nome do poeta Carlos Drummond de Andrade está desde o final de 2016 em processo de modernização. 
Entre as ações, estão a seleção do acervo que permanecerá à disposição, a catalogação e informatização do controle de circulação do livros. Ação esta que tem apoio do Núcleo de Tecnologia Educacional - NTE com a implantação de um software livre.
       




Para que o projeto desse certo foi fundamental a ação de todo o grupo de educadoras da escola, entre elas a Supervisora Luciane Rigo e as educadoras Claudia Ana Reczko e Sônia Maria Alves Martins, que formam a atual equipe do projeto que começou no ano passado com outras profissionais que participaram da "Oficina Biblivre 2016" no NTE. 


Acervo da Biblioteca conta com cerca de dois mil exemplares

Todo processo é gerenciado por apenas um computador
Na foto ao lado, as duas educadoras, que são as atuais responsáveis pela biblioteca: Claudia e Sônia. Elas executam as ações de catalogação e digitação dos dados do acervo. 
        De acordo com Claudia, se tudo correr como o planejado, o acervo de cerca de dois mil exemplares deverá começar a circular por meio do Biblivre ainda esse ano. "Acreditamos ser possível que no próximo semestre  possamos realizar as primeiras retiradas de livro pelo programa", conta Claudia.




         A mobilização da equipe não é o único exito das gestoras da Escola, ações como a compra de  equipamentos e suprimentos foram fundamentais para que o projeto desse certo. A diretora Beatriz Sganzerla,  não poupou esforços ao adotar o projeto. Como meta inicial, tratou de providenciar alguns   equipamentos    para  montar uma a infraestrutura básica: impressoras,  computador  e  leitor  óptico. Como havia  realizado a formação em Oficina na 16ª CRE, contou com as orientações de quais equipamentos adquirir e como instala-los. Esse suporte ficou por conta da equipe do NTE-Bento com assessoria no local do professor Marcos Azambuja. 




Em 2017, o Biblivre atingiu a marca
de 15 mil bibliotecas informatizadas.

Equipe atualmente envolvida no projeto da Escola José Pansera:

Beatriz Sganzerla - Escola
Claudia Ana Reczko - Escola
Luciane Rigo - Escola
Marcos Azambuja - NTE
Sônia Maria Alves Martins - Escola









Sobre o Biblivre


O programa Biblioteca Livre (BIBLIVRE) é um aplicativo que permite a inclusão digital do cidadão na sociedade da informação. Trata-se de um software para catalogação e a difusão de acervos de bibliotecas públicas e privadas, de variados portes. Além disso, qualquer pessoa pode compartilhar no sistema seus próprios textos, músicas, imagens e filmes. 



Para as escolas que queiram ter sua biblioteca informatizada podem baixar a versão V do programa gratiutamente aqui: <www.biblivre.org.br>. Ou se a sua escola está na região da 16ª CRE é possível solicitar auxilio no NTE: 54 34518994, falar com Marcos.