terça-feira, 18 de março de 2014

Professores do Colégio Bom Retiro utilizam 
Webquest e QR-Code nas aulas 
de Filosofia e Ciências Humanas


Os professores Alexandre Misturini (C), Marilete Sartori (D) e Rogério A. Rosa (E) da disciplina de Filosofia da Área de Ciências Humanas, do Colégio Estadual Visconde de Bom Retiro/Bento Gonçalves, estão desenvolvendo um trabalho diferenciado em suas práticas pedagógicas. 

Os trabalhos que serão desenvolvidos neste 1º trimestre estão disponíveis em um blog na internet, proporcionando assim uma nova metodologia de ensino, onde o aluno passa a ter um novo papel no processo de ensino-aprendizagem, que é de um pesquisador autônomo e também de autor de textos onde fará reflexão sobre os temas propostos para a pesquisa. 

Os professores destacam que "o papel do professor também sofre alterações, pois passa a ser um orientador, estimulador, e um facilitador da aprendizagem de seus alunos, utilizando as TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação) como ferramentas para tornar a aprendizagem mais dinâmica e atualizada com os novos paradigmas do século XXI".

A metodologia escolhida foi Webquest, que é uma pesquisa guiada via internet, que foi postada em um blog e divulgada no mural das Ciências Humanas na escola com os links e os QR-Codes das mesmas.

Para entender o projeto, acesse os links abaixo:

- Entenda o que são QR-Codes:  

  
- Para efetuar o download do QR-Code Reader:

  
- Entendendo o que é Webquest:

  
- Para visualizar o material, acesse o blog, clicando sobre a imagem abaixo:
 
http://professor-alexandremisturini.blogspot.com.br/2014/02/webquest-de-filosofia-para-o-3-ano-do.html
  

- Para acessar o blog para relato e troca de experiências com professores interessados e compartilhar práticas pedagógicas com as TICs, clique sobre a imagem:

http://humanasbg.blogspot.com.br/

4 comentários:

  1. Obrigado ao NTE - Bento Gonçalves pela divulgação em especial para a ex-colega Marta. Se algum professor quiser trocar experiências com os professores do Colégio Estadual Visconde De Bom Retiro na Área de Ciências Humanas acesse o blog: http://humanasbg.blogspot.com.br/


    Att.

    Alexandre Misturini

    ResponderExcluir
  2. Retificando a postagem: foi inserido o link para a acesso a esse blog.

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito deste trabalho... Parabéns colegas!

    ResponderExcluir