Pela primeira vez na história da Feira do Livro de Porto Alegre, serão distribuídos bônus-livros entre alunos de escolas públicas. O valor dos bônus será de R$30,00 e serão contemplados 6 mil alunos do ensino fundamental e do ensino médio.
Além de facilitar o acesso dos alunos à leitura, a iniciativa visa incentivar seus professores a planejarem de forma mais efetiva a visitação escolar à Feira, como culminância de um trabalho de formação de leitores literários desenvolvido na escola.
Para garantir a qualidade das compras efetuadas pelos alunos, os livreiros, editores e distribuidores de livros poderão aceitar bônus-livros exclusivamente na venda de obras dos cerca de 100 autores selecionados para participar da programação da Área Infantil e Juvenil ou dos encontros realizados em escolas pelos programas de leitura Adote um Escritor e Lendo pra Valer.
Os professores interessados em receber os bônus para suas turmas devem se candidatar mediante o preenchimento e envio deste formulário até o dia 30 de setembro para a Câmara Rio-Grandense do Livro, responsável pela organização da Feira do Livro. Também é necessário encaminhar a comprovação de que desenvolveram, nos anos de 2013 ou 2014, um projeto de leitura em escola durante, no mínimo, por três meses.
Também contará pontos, na seleção das turmas a serem contempladas, o fato de seus professores terem participado de ao menos uma formação para mediadores oferecida pela Câmara Rio-Grandense do Livro e parceiros no ano de 2014: Curso Tessituras: Formação de Mediadores para Programas de Leitura, formações para professores dos programas de leitura Lendo pra Valer e Adote um Escritor, formação para professores que visitarão a mostra Traçando Histórias com seus alunos ou formação para professores cujos alunos manterão encontros com autores na Feira, que ocorrerá no dia 15 de setembro e cujas inscrições estão abertas. Saiba como participar aqui.
De acordo com a coordenadora da Área Infantil e Juvenil da Feira do Livro, Sônia Zanchetta, o incentivo é a concretização de um projeto que vinha sendo discutido pela Câmara Rio-Grandense do Livro há algumas edições. “Além de facilitar o acesso de alunos de escolas públicas a obras de elevada qualidade literária, o projeto contribui para a diversificação e a qualificação da oferta de livros, na Área Infantil e Juvenil da Feira. É, ainda, uma forma de reconhecer o trabalho de professores que se destacam pelo trabalho desenvolvido, com suas turmas, na área da leitura, e na preparação da visitação escolar à Feira”, explica a coordenadora.
Fonte (imagens e texto):
Nenhum comentário:
Postar um comentário