segunda-feira, 27 de outubro de 2014

O que é doxing?

O termo doxing é originário da expressão "dox" (forma alterada de "docs", documentos, em inglês) que significa a prática de pesquisar dados pessoais de outras pessoas, tais como endereço, e-mail e até dados bancários a fim de torná-los públicos sem autorização.
 
Os meios utilizados para obter informações privadas podem ser legais, como pesquisas em bases de dados abertas e redes sociais, ou criminosas, como a invasão não autorizada de computadores ou sites.
 
A prática do dox não é exatamente um tipo de ataque hacker, mas sim a liberação de informações pessoais que o criminoso obteve durante uma invasão. Quando uma pessoa realiza um dox, ela pode divulgar nome completo, endereço, telefones, documentos, números de cartões de créditos, senhas e muitos outros detalhes sobre a vítima.
 
A liberação de informações sigilosas sobre determinado sujeito só pode ser considerada como um dox quando a divulgação dos dados ocorreu através da internet. Vale salientar, todavia, que o dox, em si, não causa danos diretos à vítima. A confusão começa apenas quando terceiros obtêm tais detalhes e começam a usá-los para prejudicar a pessoa atacada. Assim, o "doxing" pode ser apontado como uma espécie de bullying virtual quando inclui um convite subentendido para que as vítimas expostas sejam assediadas por outras pessoas.
 
Em junho de 2011, as vítimas foram a presidenta Dilma Rousseff e o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab. O grupo LulzSec Brazil praticou o dox, divulgando informações pessoais (números de telefones, CPF e outros dados) sobre os políticos brasileiros. Não há informações quanto a danos gerados devido ao dox, porém, tal caso mostra que tanto pessoas comuns quanto famosos estão expostas aos criminosos virtuais.
 
 
Alerta: evitar o armazenamento de informações pessoais no PC, sempre usar softwares de segurança e procurar trocar o IP do computador com certa frequência.
 
Fontes:
 
Jornal Zero Hora, Edição de 26 de outubro/2014, p. 2 do caderno Cultura, Idéias, Debates
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário