terça-feira, 20 de outubro de 2015

Na sexta-feira, dia 23, a 16ª CRE fará a entrega de 600 netbooks para escolas



O Governo do Estado realiza neste dia 23 de outubro, sexta-feira, a entrega de 15,3 mil netbooks para 431 escolas. São R$ 14,5 milhões aplicados nesta segunda etapa de compra de equipamentos. Ao todo, R$ 38 milhões deverão ser investidos em 2015 na área de Tecnologia da Informação, com a aquisição de máquinas e softwares para qualificar e potencializar a cultura digital e a gestão escolar.


Até o fim deste ano, mais de 28 mil netbooks serão entregues para as escolas gaúchas, distribuídos em três etapas – a primeira ocorreu em julho e a próxima está prevista para o mês de novembro. Os recursos são oriundos de empréstimos junto ao Banco Mundial (Bird) e do orçamento do Estado. 


O governador José Ivo Sartori e o secretário estadual de Educação, Vieira da Cunha, participarão de atos em Erechim e Passo Fundo. Simultaneamente, ocorrerão entregas nas regiões de Bento Gonçalves, Cachoeira do Sul, Carazinho, Caxias do Sul, Cruz Alta, Estrela, Gravataí, Guaíba, Osório, Palmeira das Missões, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Soledade, Três Passos e Vacaria. 


Os equipamentos serão utilizados para finalizar dois programas que estão em andamento: Laboratórios Móveis, no qual os netbooks ficam conectados a armários com rodinhas, o que permite que os professores os transportem e utilizem em mais de uma sala de aula, e Um Computador por Aluno. 


Na 16ª CRE, as 15 escolas abaixo relacionadas receberão no total 600 netbooks.

Município
Escola
Nº de
 netbooks
01
Bento Gonçalves
C.E. Landell de Moura
60
02
Bento Gonçalves
C.E. Dona Isabel
60
03
Bento Gonçalves
E.E.E.M. Imaculada Conceição
30
04
Bento Gonçalves
Inst.E.Ed. Cecília Meireles
60
05
Carlos Barbosa
E.E.E.M. São Roque
30
06
Cotiporã
E.E.E.M. prof. Jacintho Silva
30
07
Garibaldi
E.E.E.M. Dante Grossi
30
08
Nova Araçá
E.E.E.M. Luiz I. Zucchetti
30
09
Nova Bassano
C.E. Pe. Colbachini
30
10
Nova Prata
E.E.E.M. Onze de Agosto
30
11
Parai
C.E. Divino Mestre
30
12
São Jorge
E.E.Ed.Básica Pedro Nunes da Silva
30
13
Serafina Corrêa
C.E. Carneiro de Campos
60
14
Veranópolis
C.E.São Luiz Gonzaga
60
15
Vila Flores
C.E.Dosolina Boff
30




15

600

Ainda este ano, lousas digitais serão adquiridas pelo Governo do Estado. Elas serão destinadas prioritariamente para as cem instituições que fazem parte do Programa Escola em Tempo Integral, que será implantado a partir de 2016.


“Apesar da crise financeira que o Estado atravessa, estamos investindo um volume significativo de recursos na compra de equipamentos e na formação de professores para o uso de novas tecnologias. Penso que nós, a partir da execução destes projetos, estamos fazendo a nossa parte para tornar a atividade em sala de aula mais eficiente e prazerosa”, afirma Vieira.



Qualificação dos professores

Até o momento, mais de 10 mil professores participaram de formações para a utilização de novas tecnologias em sala de aula. Além de instruções sobre o uso dos equipamentos, os docentes recebem qualificação para a utilização pedagógica dos objetos de aprendizagem e ferramentas educacionais disponíveis nos netbooks. 


As formações são desenvolvidas por meio dos Núcleos de Tecnologia Educacional (NTEs), que funcionam em cada CRE e possuem contato direto com as escolas. 


São disponibilizados cerca de 2 mil objetos de aprendizagem, que podem ser instalados nos netbooks e utilizados de maneira off-line, ou seja, sem a necessidade de conexão com a internet. As ferramentas incluem jogos, editores de texto, imagem, áudio e vídeo. O trabalho é desenvolvido sob o paradigma da educomunicação, que valoriza o aluno na produção do conhecimento. 


Inovação

Uma inovação na área é o portal Educom Tchê, lançado no Palácio Piratini em solenidade comemorativa ao Dia do Professor. O portal é um ambiente virtual onde os docentes podem compartilhar ideias, planos de aula, vídeos, fotos e conteúdos. "O objetivo desta ferramenta é estimular e facilitar a transmissão de práticas exitosas", afirmou Vieira.


Mais de 80 mil usuários, entre eles os 75.764 professores das 2.558 escolas da rede estadual, já estão cadastrados no Educom Tchê. Mais de 10 mil docentes já foram capacitados para utilização da ferramenta, que pode ser acessada pelo endereço educomtche.educacao.rs.gov.br.



Nenhum comentário:

Postar um comentário