A
Equipe Diretiva do Colégio Estadual Dosolina Boff, de Vila Flores, para o ano letivo de
2016, propôs-se a desenvolver um projeto
de leitura sistemática. Para isso iniciou com uma troca de ideias com os
professores, e em seguida partiu para a execução do mesmo, baseado na análise
da clientela de educandos atendidos na escola e nas dificuldades observadas
pelas diferentes áreas do conhecimento. O objetivo principal da proposta é
aprimorar o vocabulário, a leitura, compreensão e interpretação, a ortografia,
as produções textuais e tudo mais que a leitura traz como contribuição na
formação dos alunos, além de torná-los leitores críticos, construtivos do mundo que os cerca e do qual
fazem parte, interagindo de forma direta ou indireta.
Do
planejamento à execução, o projeto passou por diversas fases, principalmente
contando com a participação dos alunos que, inicialmente responderam a um
questionário sobre preferências e frequência de leitura, motivações para a
mesma e ideias sobre o projeto, bem como sugestões de nomes para o mesmo. Após
a compilação dos dados, que foram repassados aos pesquisados, realizou-se a
listagem de sugestões de nomes, seguindo-se a
votação e, entre tantos, foi escolhido o nome “Dosolina Literária”.
No
dia 31 de março de 2016, aconteceu o lançamento do projeto e, nesse momento,
foi apresentada a organização do mesmo, a página que foi criada no facebook, o
cronograma prévio de leitura, culminando com um vídeo do Frei Jaime Bettega,
com o qual realizamos uma bela parceria.
No
dia 4 de abril, ao chegarem à escola, os alunos encontraram-na “vestida de leitura”, com uma faixa de
boas vindas, um espaço de leitura no pátio e um varal para informações
literárias. O período de leitura foi extremamente prazeroso e proveitoso.
A
cada mês, lançaremos uma atividade diferente relacionada ao ato de ler. Para o
mês de abril, o desafio é montar o varal literário, com
frases, trechos de livros e indicações de leitura a serem compartilhadas com
toda a comunidade escolar. No mês de maio será proposto aos alunos criarem um
símbolo literário concreto que poderá ser confeccionado com materiais de
sucata, recortes, montagens, a fim de ser exposto na escola. Sucessivamente,
novos desafios serão lançados, procurando também coletar junto à comunidade
escolar sugestões que venham estimular
cada vez mais o ato de ler e, se possível for, tornar esta ação um “vício”
constante.
OFICINAS DE LEITURA
Outras Oficinas
Nenhum comentário:
Postar um comentário