segunda-feira, 18 de abril de 2016

Projeto “DOSOLINA LITERÁRIA”



A Equipe Diretiva do Colégio Estadual Dosolina Boff, de Vila Flores, para o ano letivo de 2016,  propôs-se a desenvolver um projeto de leitura sistemática. Para isso iniciou com uma troca de ideias com os professores, e em seguida partiu para a execução do mesmo, baseado na análise da clientela de educandos atendidos na escola e nas dificuldades observadas pelas diferentes áreas do conhecimento. O objetivo principal da proposta é aprimorar o vocabulário, a leitura, compreensão e interpretação, a ortografia, as produções textuais e tudo mais que a leitura traz como contribuição na formação dos alunos, além de torná-los leitores críticos,  construtivos do mundo que os cerca e do qual fazem parte, interagindo de forma direta ou indireta.


Do planejamento à execução, o projeto passou por diversas fases, principalmente contando com a participação dos alunos que, inicialmente responderam a um questionário sobre preferências e frequência de leitura, motivações para a mesma e ideias sobre o projeto, bem como sugestões de nomes para o mesmo. Após a compilação dos dados, que foram repassados aos pesquisados, realizou-se a listagem de sugestões de nomes, seguindo-se a  votação e, entre tantos, foi escolhido o nome “Dosolina Literária”.
 

No dia 31 de março de 2016, aconteceu o lançamento do projeto e, nesse momento, foi apresentada a organização do mesmo, a página que foi criada no facebook, o cronograma prévio de leitura, culminando com um vídeo do Frei Jaime Bettega, com o qual  realizamos uma bela parceria.


No dia 4 de abril, ao chegarem à escola, os alunos encontraram-na “vestida de leitura”, com uma faixa de boas vindas, um espaço de leitura no pátio e um varal para informações literárias. O período de leitura foi extremamente prazeroso e proveitoso. 


A cada mês, lançaremos uma atividade diferente relacionada ao ato de ler. Para o mês  de abril,  o desafio é montar o varal literário, com frases, trechos de livros e indicações de leitura a serem compartilhadas com toda a comunidade escolar. No mês de maio será proposto aos alunos criarem um símbolo literário concreto que poderá ser confeccionado com materiais de sucata, recortes, montagens, a fim de ser exposto na escola. Sucessivamente, novos desafios serão lançados, procurando também coletar junto à comunidade escolar sugestões que venham  estimular cada vez mais o ato de ler e, se possível for, tornar esta ação um “vício” constante.

OFICINAS DE LEITURA
 



  

   Outras Oficinas








Nenhum comentário:

Postar um comentário