Com a presença
do secretário da Educação, Vieira da Cunha, e do diretor da Superintendência da
Educação Profissional do Estado (Suepro), Eloí Flores, quatro Coordenadorias
Regionais de Educação (CREs) deram início na noite da quarta-feira (12/08) à
Mostra das Escolas Estaduais de Educação Profissional, Ensino Médio e Curso
Normal (MEP) do núcleo 2, que ocorre no Clube dos Empregados da Petrobras,
junto à Refinaria Alberto Pasqualini, em Canoas.
Até sexta-feira (14/08), estudantes das regiões de São Leopoldo (2ª CRE),
Caxias do Sul (4ª CRE), Bento Gonçalves (16ª CRE) e Canoas (27ª CRE) apresentaram
projetos científicos e tecnológicos desenvolvidos durante as aulas.
Em seu discurso, Vieira salientou a reestruturação da Suepro, no início da gestão, e o apoio que ela oferece às escolas de ensino profissional do Estado.
“O tema da MEP, que é Novas Tecnologias: Conexão entre Educação, Trabalho e Desenvolvimento, é exatamente a missão do ensino profissional. Ao vermos aqui a representatividade desta mostra, que ocorre em todas as regiões do Estado, testemunhamos os bons frutos da pesquisa dos nossos estudantes, que são coordenados pelos nossos professores, e dos resultados que este trabalho proporciona”, afirmou Vieira.
A solenidade contou com a presença do Coordenador da 16ª CRE – Leonir Razador, da Coordenadora Pedagógica – Sídia Prezzi, das Assessoras Neiva Morello Michelin e Verônica Borges dos Santos, Diretores, professores e alunos envolvidos nos projetos apresentados.
Dos 40
trabalhos apresentados, 4 escolas da 16ª CRE ficaram entre os 10 primeiros
lugares. Dentre elas:
- E.E.E.Médio
Elisa Tramontina – Carlos Barbosa
Projeto: Produzindo
Energia Elétrica através de Exercícios Físicos, utilizando um dínamo unido à
bicicletaProfessor orientador: Marina Paim Gonçalves
Curso: Ensino Médio
Alunos: Thaís Ecker, Camila Foppa, Jaqueline Bavaresco
Projeto: Relógio Humano
Professor orientador: Gisele Taffarel Marcolin
Curso: Ensino Médio
Alunos: Gabriela do Amaral Schernn, Rafaela do Amaral Schernn, Silvia Kaczala
- Colégio
Estadual Pe. Colbachini – Nova Bassano, obteve a classificação com dois
projetos
Projeto1: Água
+ Fase IIProfessor Orientador: Géssica Lazarotto
Curso: Técnico em administração integrado ao Ensino Médio
Alunos: Willian Defendi Minozzo, Eduardo Ravanello Dias Junior, Thiago Luigi Guadagnin Radin
Projeto2:
Energy Sun
Professor
orientador: Ariane LuvizonCurso: Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio
Alunos: Gabriel Merlo da Rocha, Amanda Bellendier Anzolin, Jéssica Cecchin
Participantes da MEP |
E a escola vencedora, o Instituto Estadual de Educação Cecília
Meireles obteve o 1º lugar com o projeto PRÁTICA: ALFABETIZAÇÃO NA LUDICIDADE - JOGO
TRACA-TRACA
Professor
orientador; Solange Marlise Estima LazzariAlunos:Kelvin Bianchi, Taisa Fernanda Azevedo de Souza
Curso: Normal
De acordo com a Professora Orientadora, Solange Lazzari, o projeto foi elaborado com o objetivo de aprender a alfabetizar os alunos com um brinquedo de fácil confecção e de baixo custo.
A proposta pedagógica foi desenvolvida pelos alunos do 2º ano do Curso Normal, na disciplina de Didática da Alfabetização. A proposta foi construir o TRACA-TRACA, apresentar o alfabeto, os numerais e formas, utilizando o brinquedo. Na sequência da atividade tiveram que contar uma história infantil utilizando apenas a voz e as formas que o brinquedo possibilitava. Para fazer a montagem do TRACA-TRACA os alunos tiveram que testar materiais que possibilitassem o manuseio do brinquedo.
É um brinquedo bem simples de se confeccionar, necessitando apenas de seis madeirinhas, fita mimosa, cola branca. O segredo está na colagem correta das fitas mimosas.
Quando os brinquedos estavam prontos os alunos passaram para a utilização lúdica do TRACA-TRACA. Aprender o alfabeto, os numerais, e algumas formas de objetos e animais.
O TRACA-TRACA por ser um brinquedo barato de se confeccionar pode ser feito em qualquer escola, mesmo aquelas que não possuem nenhuma verba financeira. Exemplificando isso: as madeirinhas podem ser conseguidas nas marcenarias, as sobras; a fita mimosa pedir doação para costureiras e a cola branca todos têm no seu material escolar.
E assim cada aluno com seu TRACA-TRACA coloca a
imaginação e cria novas formas de aprender brincando.
Na Fase II do Projeto o TRACA-TRACA foi levado para as salas de aula, onde os alunos confeccionaram e através da brincadeira foram aprendendo e desenvolvendo o processo de alfabetização.
Nós, do Instituto Estadual de Educação Cecilia Meireles, estamos muito orgulhosos pela participação e empenho dos alunos e professora na MEP, conquistando, assim, o primeiro lugar. Agradecemos o apoio e parceria da 16ª CRE.
ResponderExcluirParabéns aos participantes, que vem atuando para através da educação melhorar nossas práticas e em consequencia nossa sociedade.
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