terça-feira, 18 de agosto de 2015

Escolas da 16ª CRE são destaque na 12ª MEP – Regional 2015: 5 escolas classificadas e uma obteve o 1º lugar


Com a presença do secretário da Educação, Vieira da Cunha, e do diretor da Superintendência da Educação Profissional do Estado (Suepro), Eloí Flores, quatro Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) deram início na noite da quarta-feira (12/08) à Mostra das Escolas Estaduais de Educação Profissional, Ensino Médio e Curso Normal (MEP) do núcleo 2, que ocorre no Clube dos Empregados da Petrobras, junto à Refinaria Alberto Pasqualini, em Canoas.


 
Até sexta-feira (14/08), estudantes das regiões de São Leopoldo (2ª CRE), Caxias do Sul (4ª CRE), Bento Gonçalves (16ª CRE) e Canoas (27ª CRE) apresentaram projetos científicos e tecnológicos desenvolvidos durante as aulas.

Em seu discurso, Vieira salientou a reestruturação da Suepro, no início da gestão, e o apoio que ela oferece às escolas de ensino profissional do Estado.

“O tema da MEP, que é Novas Tecnologias: Conexão entre Educação, Trabalho e Desenvolvimento, é exatamente a missão do ensino profissional. Ao vermos aqui a representatividade desta mostra, que ocorre em todas as regiões do Estado, testemunhamos os bons frutos da pesquisa dos nossos estudantes, que são coordenados pelos nossos professores, e dos resultados que este trabalho proporciona”, afirmou Vieira.

A solenidade contou com a presença do Coordenador da 16ª CRE – Leonir Razador, da Coordenadora Pedagógica – Sídia Prezzi, das Assessoras Neiva Morello Michelin e Verônica Borges dos Santos, Diretores, professores e alunos envolvidos nos projetos apresentados.
 

Dos 40 trabalhos apresentados, 4 escolas da 16ª CRE ficaram entre os 10 primeiros lugares. Dentre elas:


- E.E.E.Médio Elisa Tramontina – Carlos Barbosa
Projeto: Produzindo Energia Elétrica através de Exercícios Físicos, utilizando um dínamo unido à bicicleta
Professor orientador: Marina Paim Gonçalves
Curso: Ensino Médio
Alunos: Thaís Ecker, Camila Foppa, Jaqueline Bavaresco

 
- E.E.E.Médio Prof. Jacintho Silva – Cotiporã
Projeto: Relógio Humano
Professor orientador: Gisele Taffarel Marcolin
Curso: Ensino Médio
Alunos: Gabriela do Amaral Schernn, Rafaela do Amaral Schernn, Silvia Kaczala

 
- Colégio Estadual Pe. Colbachini – Nova Bassano, obteve a classificação com dois projetos
Projeto1: Água + Fase II
Professor Orientador: Géssica Lazarotto
Curso: Técnico em administração integrado ao Ensino Médio
Alunos: Willian Defendi Minozzo, Eduardo Ravanello Dias Junior, Thiago Luigi Guadagnin Radin

Projeto2: Energy Sun
Professor orientador: Ariane Luvizon
Curso: Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio
Alunos: Gabriel Merlo da Rocha, Amanda Bellendier Anzolin, Jéssica Cecchin

Participantes da MEP

E a escola vencedora, o Instituto Estadual de Educação Cecília Meireles obteve o 1º lugar com o projeto PRÁTICA: ALFABETIZAÇÃO NA LUDICIDADE - JOGO TRACA-TRACA
Professor orientador; Solange Marlise Estima Lazzari
Alunos:Kelvin Bianchi, Taisa Fernanda Azevedo de Souza
Curso: Normal

 



 Da esq. Assessora da 16ª CRE Verônica Borges dos Santos, Aluna Taísa de Souza, AlunoKelvin Bianchi, Profª Orientadora Marlise Lazzari, Diretora do Inst. Est. Ed. Cecília Meireles - Izaura Pasquali, Coord. da 16ª CRE - Leonir Razador, Coord. Pedagógica da 16ª CRE - Sídia Prezzi, Assessora da 16ª CRE - Neiva Michelin

De acordo com a Professora Orientadora, Solange Lazzari, o projeto foi elaborado com o objetivo de aprender a alfabetizar os alunos com um brinquedo de fácil confecção e de baixo custo.

A proposta pedagógica foi desenvolvida pelos alunos do 2º ano do Curso Normal, na disciplina de Didática da Alfabetização.  A proposta foi construir o TRACA-TRACA, apresentar o alfabeto, os numerais e formas, utilizando o brinquedo. Na sequência da atividade tiveram que contar uma história infantil utilizando apenas a voz e as formas que o brinquedo possibilitava. Para fazer a montagem do TRACA-TRACA os alunos tiveram que testar materiais que possibilitassem o manuseio do brinquedo.

É um brinquedo bem simples de se confeccionar, necessitando apenas de seis madeirinhas, fita mimosa, cola branca. O segredo está na colagem correta das fitas mimosas.

Quando os brinquedos estavam prontos os alunos passaram para a utilização lúdica do TRACA-TRACA. Aprender o alfabeto, os numerais, e algumas formas de objetos e animais.

A construção do brinquedo teve a intenção pedagógica de fazer com que os alunos criassem o jogo, se apropriassem do processo da confecção, e posteriormente, utilizassem no ensino de alfabetização dos alunos do Ensino Fundamental.

O TRACA-TRACA por ser um brinquedo barato de se confeccionar pode ser feito em qualquer escola, mesmo aquelas que não possuem nenhuma verba financeira. Exemplificando isso: as madeirinhas podem ser conseguidas nas marcenarias, as sobras; a fita mimosa pedir doação para costureiras e a cola branca todos têm no seu material escolar.

E assim cada aluno com seu TRACA-TRACA coloca a imaginação e cria novas formas de aprender brincando.

Na Fase II do Projeto o TRACA-TRACA foi levado para as salas de aula, onde os alunos confeccionaram e através da brincadeira foram aprendendo e desenvolvendo o processo de alfabetização.

 

 

 

2 comentários:

  1. Nós, do Instituto Estadual de Educação Cecilia Meireles, estamos muito orgulhosos pela participação e empenho dos alunos e professora na MEP, conquistando, assim, o primeiro lugar. Agradecemos o apoio e parceria da 16ª CRE.

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  2. Parabéns aos participantes, que vem atuando para através da educação melhorar nossas práticas e em consequencia nossa sociedade.

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