terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Aluno da 16ª CRE é medalha de prata, nível 1, da 11ª Olímpiada Brasileira de Matemática



O aluno Vitor Lorenson Bortolini, do 6º ano, da E.E.E.F. 1º de Maio, de Serafina Corrêa, foi contemplado com medalha de prata Nível 1, pela sua participação na 11ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP 2015).

Vitor Lorenson Bortolini

E.E.E.F. 1º de Maio (Serafina Corrêa)



Nessa edição da OBMEP foram quase 18 milhões de estudantes inscritos.

A divulgação dos resultados ocorreu em 27 de novembro e, além do aluno Vítor Lorenson Bortolini, a Escola 1º de Maio teve vários premiados: com Menção Honrosa os alunos Bruna Baldissera, Jonathan Dalmas, Gustavo Cassel, Alan Locatelli e Taylor Maranoski.

Os alunos medalhistas na Obmep 2015 serão convidados pelo Impa a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC), a ser realizado em 2016, com direito a uma bolsa-auxílio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI).

O que é a OBMEP?


A 11ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP 2015) é dirigida aos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e aos alunos do Ensino Médio das escolas públicas municipais, estaduais e federais, que concorrem a prêmios de acordo com a sua classificação nas provas. 

A OBMEP tem como objetivos: Estimular e promover o estudo da Matemática entre alunos das escolas públicas; Contribuir para a melhoria da qualidade da Educação Básica; Identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso nas áreas científicas e tecnológicas; Incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional; Contribuir para a integração das escolas públicas com as universidades públicas, os institutos de pesquisa e as sociedades científicas; Promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento. 

Os Participantes são divididos em níveis Nível 1 – alunos matriculados em 2015 no 6º ou 7º ano do Ensino Fundamental. Nível 2 – alunos matriculados em 2015 no 8º ou 9º ano do Ensino Fundamental. Nível 3 – alunos matriculados em 2015 em qualquer ano do Ensino Médio. 

Na Primeira Fase é aplicada uma prova objetiva (múltipla escolha) a todos os alunos inscritos pelas escolas. As provas são corrigidas pelos professores das próprias escolas, seguindo as instruções e os gabaritos elaborados pela Coordenação Geral da OBMEP. 

Na Segunda Fase é aplicada uma prova discursiva aos alunos selecionados pelas escolas. Esta é enviada para OBMEP e corrigida pela mesma, com sede no RJ.
A premiação ocorre na seguinte modalidade:

  •  Medalhas de Ouro: Nos níveis 1 e 2, serão concedidas medalhas de ouro aos 200 (duzentos) alunos que obtiverem as maiores notas na prova da Segunda Fase de cada um destes níveis. No Nível 3, serão concedidas medalhas de ouro aos 100 (cem) alunos que obtiverem as maiores notas na prova da Segunda Fase do Nível 3.
  • Medalhas de Prata: Em cada nível, serão concedidas medalhas de prata aos 500 (quinhentos) alunos que obtiverem as maiores notas na prova da Segunda Fase, excluídas as notas dos alunos premiados com medalhas de ouro. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário