El Periódico
Carlos Márquez e Maria Jesús Ibáñez
26/04/2015
Carlos Márquez e Maria Jesús Ibáñez
26/04/2015
Os
pais e os professores dos anos 80 e 90 ficavam maravilhados com as crianças que
eram capazes de esculpir uma costeleta de vitela com uma bússola sobre a
superfície de uma caneta Bic. Era também muito aplaudido, mas nunca diante
dele, o que copiava uma tabela periódica em um papel de pequenas dimensões.
Malditos gênios. Hoje, essa habilidade foi transferida para o telefone celular,
o mais recente temor dos adultos, que permaneceram a anos luz dos conhecimentos
da garotada. O celular, longe de ser considerado um valor da educação é
percebido como um obstáculo, uma alienação da realidade. Algo haverá de certo
nisso, mas não é menos certo que não há um amanhã sem celulares, sem internet.
Joel Feliu, professor de Psicologia Social da Universitat Autònoma de Barcelona,
e o psicólogo Jaume Funes não são contrários ao celular porque seria ir contra
natureza, ainda que o conceito não seja aqui o mais adequado. “É
incompreensível que uma criança de 5 anos não aprenda em um ambiente de “touch”
de comunicação digital, sustenta Funes, para quem o telefone celular e as novas
tecnologias são inevitavelmente parte da educação contemporânea.
Leia o texto na íntegra, em espanhol:
Nenhum comentário:
Postar um comentário