terça-feira, 12 de maio de 2015


No mês de abril a Escola Estadual de Ensino Médio Professor Jacintho Silva, de Cotiporã  completou 83 anos de dedicação à educação dos cotiporanenses. Neste período foram realizadas diversas atividades junto à comunidade escolar, iniciando com a criação e apresentação de um vídeo onde alunos, professores, pais e funcionários deixaram registradas suas vivências e impressões   ao longo dos anos na escola.
 
No dia 06 de abril, todos os alunos comemoraram com um grande bolo de aniversário e cada um recebeu como presente da escola um exemplar do livro "O Pequeno Príncipe" de Antoine de Saint-Exupéry, livro este, que será utilizado durante todo ano como referência do projeto "Educar para o cuidado" que está sendo desenvolvido na escola. O referido projeto tem como objetivo: “Propiciar vivências interdisciplinares no ambiente escolar que possibilitem a percepção e reflexão acerca do cuidado, evidenciando que tudo o que existe e vive precisa ser cuidado para continuar a existir”. Também foi apresentada por alunas dos 3º ano do  Ensino Médio uma esquete teatral elucidando a relação do Pequeno Príncipe com a raposa, valorizando a necessidade de criar laços, cativando os seres com quem se convive.
 
Partindo desta atividade inicial ocorreram diversas outras ações, como: uma gincana cultural (passa ou repassa), com direito a torta na cara e muita diversão e conhecimento; trabalho com  o vídeo de Leonardo Boff  que trata  do cuidado interplanetário; confecção de uma colcha de retalhos com o intuito de valorizar a diversidade; outras atividades interdisciplinares ressaltando o tema em estudo, destacando a construção coletiva de uma instalação no ambiente escolar intitulada: “ O essencial é invisível aos olhos”, relacionando questões sociais, ambientais, históricas e econômicas.
 
O diretor Eloi Tomazi pontuou a importância desta instituição de ensino para a comunidade, visto que a mesma contribuiu e contribui para a formação de centenas de jovens de nosso município.
 
As histórias são construídas nas relações, cabendo à Educação criar pontes de integração entre os seres humanos e o conhecimento.
 
Outros projetos desenvolvidos na escola:
 
 
 
           









Nenhum comentário:

Postar um comentário